quarta-feira, julho 06, 2005

não é costume!

Não é costume estarmos em desacordo no Sede! Mas não lembra ao Diabo trazer o nome de um arquitecto que diz tantas coisas infundamentadas, no minimo, ao nosso blogue. Muito menos dar-lhe os parabéns.
Como muitos lhe responderam a Calçada de PEDRA PORTUGUESA está bem caracterizada e definida aqui.
Eu lembro-me quando os meu professores da escola do porto começaram com essa correcção das sobras de granito serem a verdadeira calçada portuguesa, na tradição chã da nossa arquitectura, etc.
No fundo é por detestarem o caracter eminentemente decorativo e simbólico que o adorno lhes acarreta nos espaço, dando-lhes uma imagem mais próxima de alguma linguagem obrigatoriamente pós-moderna, ou seja, com este pavimento é mais dificil desenhar o calçadão tipo o de Matosinhos, pseudo minimalista, e super fashion nas fotos.
E eu até concordo que os Aliados precisam de um projecto de principio de século! Agora não me venham dar lições. Se tivesse existido concurso, os arquitectos diriam:
- "Meus amigos, apresentamos a ideia e fundamentamos, o Juri apreciou e nós ganhamos, agora temos legitimidade, pois fomos avaliados e subscritos por quem de direito "(CMP, Ordem dos Arquitectos, Metro, Assembleia Municipal, IPPAR, CCRN, e mais houvesse).
ssim tem que se sujeitar ao que está a acontecer. Arquitectos com o nome dos dois deviem ter VERGONHA do exemplo que estão a dar aos colegas mais jovens, nomeadamente quando todos sabemos que a malta (arquitectos), está a passar uma crise muito grave. Vejo muito bons colegas, com prémios no estrangeiro, publicações, etc, completamente sem trabalho, em situação muito má.
- Haja respeito!

2 comentários:

AM disse...

Caro Avelino

Estou mais do que acordo consigo (neste caso...):)

Já agora, eu logo vou aqui:
(não tenho nada a ver com a organização)

Convite - Reunião Pública
Convidam-se os Cidadãos interessados em defender os valores postos em causa pelo processo relativo ao projecto e à obra em curso na Avenida dos Aliados / Praça da Liberdade, para uma Reunião a ter lugar na próxima 4.ª feira, dia 6 de Julho, pelas 21h30, no Auditório da Fundação Eng. António de Almeida, Rua Tenente Valadim, 231/325.

Mas.... Era bonito alguma divulgação no SEDE

Boas
AMNM

AVELINO OLIVEIRA disse...

Tem toda a razão, caro antónio.